Morre Rubén Aguirre Fuentes, o Professor Girafales
17 de Junho de 2016
O ator e comediante Rubén Aguirre Fuentes morreu em 17 de junho de 2016, em Jalisco, no México, aos 82 anos de idade. O artista ficou famoso por interpretar o Professor Girafales, um dos personagens mais célebres da série humorística "Chaves".
Nascido na cidade mexicana de Saltillo, Rubén Aguirre começou sua carreira de ator na televisão de Monterrey, embora fosse engenheiro agrônomo de formação. Ele se mudou para a Cidade do México atraído por uma proposta de trabalho na área artística.
Aguirre atuava como executivo da Televisión Independiente de México, quando conheceu Roberto Gómez Bolaños (que se consagrou como o criador e intérprete de "Chaves") durante as audições realizadas para substituir um locutor. Como colegas de trabalho, ambos estabeleceram uma relação de amizade enquanto participavam dos esquetes humorísticos no programa Sábados de la fortuna.
Naquela época, Aguirre deu vida às primeiras aparições do Professor Girafales, que ganharia fama mundial com a série "Chaves". O personagem era um professor de escola alto e elegante, que se destacava por sua paciência e bondade, além de sua paixão pela Dona Florinda, outra personagem da série. Seu bordão "ta-ta-ta-ta-ta!" ao ficar surpreso e a entrega de flores à Dona Florinda tornaram-se suas marcas registradas.
Além de "Chaves", Rubén Aguirre também participou de outras produções de Bolaños, como "Chapolin Colorado" e "Chespirito", onde interpretou vários personagens ao longo dos anos. Seu talento versátil permitiu que ele desempenhasse uma variedade de papéis cômicos, solidificando sua posição como um dos principais atores de comédia do México.
Ao longo de sua carreira, Aguirre também trabalhou como produtor e dirigiu seu próprio circo, com o qual realizou turnês por vários países da América Latina. Nos últimos anos de sua vida, ele enfrentou problemas de saúde, incluindo diabetes e complicações decorrentes de um acidente automobilístico. O ator morreu dois dias depois de ter completado 82 anos, devido a uma complicação respiratória derivada de uma pneumonia da qual estava se recuperando.