Emblemático locutor esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

16 de Maio de 2024

Emblemático locutor esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos
16 de Maio de 2024, Emblemático locutor esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

O locutor esportivo Silvio Luiz morreu em 16 de maio de 2024, aos 89 anos, em São Paulo. Segundo o hospital onde ele estava internado, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O narrador se tornou uma figura icônica na narração de esportes no Brasil, com uma carreira que se estendeu por sete décadas.

Descendente de espanhóis, Silvio começou a se interessar pelo esporte na infância, quando acompanhava a mãe, Elizabeth Darcy, uma das mulheres pioneiras na locução no Brasil.  Começou a carreira na Rádio São Paulo em 1952, fazendo locuções e participações em radionovelas. Depois, virou repórter da Rádio Record. Em 1960, foi pra Rádio Bandeirantes, mas voltou a Record depois.

Na televisão, Silvio fez sua estreia na antiga TV Paulista, em 1952, se tornando o primeiro repórter de campo da TV esportiva no Brasil. Transferiu-se para a TV Record em 1953, 18 dias após a emissora iniciar suas transmissões, formando a primeira equipe esportiva do canal.

Irmão da atriz Verinha Darcy, ele também arriscou uma carreira nas artes cênicas. Como ator, ele atuou na primeira versão de Éramos Seis, na TV Record. Logo depois esteve no elenco de Cela da Morte na mesma emissora, sua última telenovela.

Silvio Luiz ficou conhecido por seus bordões inconfundíveis, como "Olho no lance!" e "Pelas barbas do profeta!".  Seu estilo dinâmico e espontâneo trouxe uma nova energia para as transmissões esportivas, tornando-as mais envolventes e divertidas.

A carreira do narrador também ficou marcada por sua capacidade de se adaptar às mudanças na mídia esportiva. Ele foi um dos primeiros narradores a abraçar as novas tecnologias, participando de transmissões esportivas em plataformas digitais e interagindo com os fãs nas redes sociais. Silvio, que era casado com a cantora Márcia desde 1969, deixa três filhos.