Lewis Carroll tem a inspiração para escrever o clássico "Alice no País das Maravilhas"
4 de Julho de 1862
"As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" é uma obra de literatura infantil reconhecida mundialmente e criada pelo matemático, sacerdote anglicano e escritor britânico Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll. No dia 4 de julho celebra-se na Grã-Bretanha o "Dia de Alice". Isso porque nesta data, em 1862, ele teve a ideia para escrever o célebre livro.
Naquela ocasião, o autor saiu para passear de barco com a menina Alice Liddell e suas irmãs. No caminho para um piquenique, ele contou às crianças a história de uma menina que caiu em uma toca de coelho e foi parar em um mundo excêntrico chamado "País das Maravilhas". Alice gostou tanto da narrativa que implorou para que Carroll escrevesse um livro sobre as aventuras.
A obra acabou sendo publicada no dia 26 de novembro de 1865. O conto está cheio de alusões satíricas aos amigos de Dodgson, à educação inglesa e aos temas políticos da época. O País das Maravilhas que se descreve na história é fundamentalmente criado através de jogos com a lógica, de uma forma tão especial, que a obra chegou a ter popularidade nos mais variados ambientes de todo o mundo, desde crianças ou matemáticos até consumidores de drogas psicodélicas.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons