Atriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos
A atriz Claudia Jimenez morreu em 20 de agosto de 2022, aos 63 anos. Ela estava internada em um hospital no Rio de Janeiro, mas a causa da morte não foi divulgada. A artista se destacou por interpretar personagens cômicos como Dona Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo, e Edileuza, de Sai de Baixo.
Nascida no Rio de Janeiro, Claudia Jimenez fez sua estreia como atriz profissional em 1978, na peça Ópera do Malandro, de Chico Buarque. No ano seguinte, atuou na televisão pela primeira vez em um episódio da série Malu Mulher, da Rede Globo. Em 1980, a artista passou a fazer parte do elenco de apoio do humorístico Os Trapalhões.
Durante a década de 80, Claudia atuou em outros programas de humor da Globo, como Viva o Gordo e Chico Anysio Show. Um de seus papéis mais populares surgiu em 1990, quando ela viveu Dona Cacilda, na Escolinha do Professor Raimundo. A artista interpretou a personagem até o fim do programa, em 1995.
Em 1996, Claudia Jimenez ganhou outro papel de destaque: a diarista Edileuza, do humorístico Sai de Baixo. Nos anos posteriores, foi Glorinha e Enfermeira Alda em Chico Total e a garçonete Bina Colombo na telenovela Torre de Babel. Posteriormente, deu vida às personagens Glorinha e Greice Quéle no Zorra Total.
No teatro, teve destaque no monólogo Como Encher um Biquíni Selvagem, com texto e direção de Miguel Falabella, em 1996. Em 2003, novamente ao lado de Falabella, fez Batalha de Arroz num Ringue para Dois, de Mauro Rasi. No cinema, atuou em Gabriela, Cravo e Canela (1983), Ópera do Malandro (1986) e Os Trapalhões no Auto da Compadecida (1987).
Durante sua vida, Claudia enfrentou diversos problemas de saúde. Em 1987, foi submetida a sessões de radioterapia para tratar um câncer na região torácica. Em 2012, ela foi submetida a uma cirurgia cardíaca para reparar sua válvula aórtica. No ano seguinte, a artista precisou se afastar das gravações da novela Além do Horizonte por conta de uma cirurgia no coração. Seu último papel foi a Bibiana do quadro Infratores, no Fantástico, em 2018.