Cerca de 800 judeus são massacrados em Worms, na Alemanha
18 de Maio de 1096
No dia 18 de maio de 1096, cerca de 800 judeus foram massacrados por cruzados em Worms, na Alemanha. Esse foi um dos muitos ataques que a comunidade judaica sofreu durante a Primeira Cruzada (1096-1099), campanha convocada pelo Papa Urbano II para resgatar a Terra Prometida.
A carnificina foi comandada pelo Conde Emicho, um conhecido antissemita. Logo após a chegada do nobre e sua tropa de cruzados a Worms, começaram a circular rumores dizendo que judeus afogaram um cristão e contaminaram a água da cidade. Pouco depois, a população local se juntou aos cruzados seguidores de Emicho para atacar os judeus da cidade.
Todos os judeus capturados foram mortos. O bispo da cidade interveio e abrigou sobreviventes em seu castelo. Mas, oito dias depois, uma turba enfurecida invadiu o local e assassinou os judeus que haviam se refugiado lá. Massacres parecidos aconteceram em outras cidades alemãs no período. Estima-se que cerca de cinco mil judeus tenham sido assassinados na região durante a passagem da Primeira Cruzada.
Imagem: Domínio Público