Alanis Morissette começa a gravar o álbum Jagged Little Pill
8 de Março de 1994
Em 8 de março de 1994, a cantora e compositora canadense Alanis Morissette começou a gravar Jagged Little Pill, seu disco de maior sucesso. Lançado no ano seguinte, o álbum alcançou o topo das paradas em 13 países, vendendo cerca de 33 milhões de cópias. Jagged Little Pill é o disco de estreia internacional mais vendido por uma cantora e o segundo álbum mais vendido por uma mulher em toda a história.
A história de Jagged Little Pill começa após Alanis ter sido dispensada pela MCA, gravadora responsável por colocar no mercado seus dois primeiros álbuns (lançados apenas no Canadá). Sem contrato de gravação, a artista foi apresentada por um editor musical ao músico e produtor Glen Ballard. Os dois se identificaram imediatamente e começaram a compor e gravar juntos de forma independente no estúdio de Ballard, em Encino, na Califórnia.
Segundo Ballard, nas semanas seguintes, a dupla escreveu 20 músicas (12 delas apareceram em Jagged Little Pill). Após o material ter sido rejeitado por diversas gravadoras, Alanis finalmente assinou um contrato com a Maverick Records, selo recém-lançado pela cantora Madonna. Depois disso, eles retrabalharam algumas das músicas, adicionando instrumentos nas demos já gravadas. Por sugestão de um executivo da Maverick, Dave Navarro e Flea (guitarrista e baixista do Red Hot Chili Peppers) participaram da faixa "You Oughta Know", que seria um dos maiores hits do álbum.
Lançado em julho de 1995, o primeiro disco internacional de Alanis Morrissette se tornou sucesso de público e crítica. Apostando em uma sonoridade mais crua, em sintonia com o rock alternativo da época, Jagged Little Pill estourou nas paradas musicais internacionais. As letras falam de relacionamentos amorosos complicados, raiva e vingança."You Oughta Know", o primeiro single, foi descrito como "um retrato franco da sexualidade feminina".
"Ironic", o quarto single lançado, foi o maior hit de Alanis na época. Outros sucessos do álbum incluem "You Learn", "Hand in my Pocket" e "Head Over Feet". Em 1996, Alanis se tornou a cantora mais jovem até então a receber o prêmio de Álbum do Ano no Grammy. O disco recebeu mais três prêmios durante a cerimônia: Melhor Performance Vocal Feminina, Melhor Canção de Rock (ambos por "You Oughta Know") e Melhor Álbum de Rock.
Jagged Little Pill se tornou um marco em uma época em que as mulheres não tinham tanto espaço para fazer esse tipo de música. O sucesso do álbum ajudou a abrir as portas para novas gerações de cantoras como Shakira, Tracy Bonham, Meredith Brooks, Pink, Michelle Branch e Avril Lavigne. Katy Perry cita o disco como uma de suas maiores inspirações musicais.
Imagem: Maverick Records/Reprise Records/Reprodução