Nasce a atriz mexicana Florinda Meza
8 de Fevereiro de 1949
A atriz e comediante Florinda Meza nasceu em 8 de fevereiro de 1949, em Juchipila, no México. Ela é mais conhecida por seu papel como Dona Florinda na emblemática série de comédia mexicana "Chaves". A atração foi criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños, seu esposo e colega de trabalho por muitos anos.
Nascida e criada na cidade de Juchipila, no estado de Zacatecas, Florinda teve uma infância difícil. Com a separação de seus pais, que, muito pobres, não puderam ficar com os filhos, e assim, ela e os irmãos tiveram de ser criados pelos avós, que eram pouco cuidadosos e faziam com que as crianças passassem necessidades e sofressem humilhações.
Na adolescência começou a se interessar pelas artes cênicas. A sua vocação artística aflorou cedo e para concretizar seu sonho, foi à procura de emprego e trabalhou como modelo de comerciais para televisão por um período. Depois, arranjou um emprego como secretária em um escritório, para pagar os seus estudos em um curso profissionalizante de artes dramáticas.
O seu talento começou a ser percebido durante o curso de teatro. Além de uma capacidade incrível de decorar textos e atuar, ela passou a fazer aulas de dança e canto. Impressionados, seus professores passaram a indicar o nome dela para grandes empresas no ramo artístico. Em 1968, ela conheceu o empresário e ator Roberto Gómez Bolaños, que lhe fez um inesperado convite: integrar-se à sua equipe de atores
A partir de então, Florinda tornou-se a estrela feminina dos programas de Bolaños, interpretando diversos papéis. Em "Chaves", além de Dona Florinda (mãe do popular Quico), ela também fazia o papel da menina Pópis.
Em 1977, durante uma turnê do elenco de Chaves no Chile, Florinda e Bolanõs começaram a namorar e pouco depois assumiram que estavam juntos. Eles se casaram oficialmente em 2004.
Após a morte de Bolaños, em 2014, Florinda manteve-se ativa na cena artística, embora de maneira mais discreta. Atualmente, viúva e morando sozinha, continua a se dedicar a uma enorme variedade de projetos culturais, viajando o mundo para participar de eventos e dar entrevistas.