Lançado o primeiro site da história
6 de Agosto de 1991
Em 6 de agosto de 1991, o cientista da computação britânico Tim Berners-Lee colocou no ar o primeiro site da história enquanto trabalhava no CERN (laboratório de física de partículas na Suíça). A página pioneira continha informações sobre o Projeto World Wide Web (Rede Mundial de Computadores). Nela, as pessoas podem descobrir como criar páginas na web e aprender sobre hipertexto.
Filho de cientistas da computação, Berners-Lee nasceu em Londres em 1955 e estudou física em Oxford. Enquanto trabalhava no CERN na década de 1980, ele percebeu como era difícil acompanhar os projetos e sistemas de computadores dos milhares de pesquisadores da organização, que estavam espalhados pelo mundo. "Naquela época, havia informações diferentes em computadores diferentes, mas você tinha que entrar em computadores diferentes para acessá-las. Além disso, às vezes você tinha que aprender um programa diferente em cada computador", disse ele mais tarde.
Em março de 1989, Berners-Lee apresentou aos gestores do CERN uma proposta de um sistema de gerenciamento de informações que utilizava hipertexto para conectar documentos em diferentes computadores que estavam conectados à internet. O hipertexto, termo cunhado em 1963, permite que uma pessoa obtenha um documento ou conteúdo clicando em uma palavra ou frase codificada. Rotulada como "vaga, mas empolgante" por seu chefe, a proposta inicialmente não foi aceita.
Em seguida, Berners-Lee se juntou a Robert Cailliau, um engenheiro belga do CERN, para aprimorar a proposta, e em 1990, o chefe do inglês o autorizou a trabalhar no projeto. Depois de inicialmente chamar o projeto de "Information Management", Berners-Lee testou nomes como "Mine of Information" e "Information Mesh" antes de escolher "World Wide Web".
No final de 1990, Berners-Lee, usando um computador NeXT projetado por Steve Jobs, desenvolveu as tecnologias-chave que são a base da Web, incluindo a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), para criar páginas da Web; o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), um conjunto de regras para transferir dados pela Web; e os Localizadores de Recursos Uniformes (URLs), ou endereços da Web para encontrar um documento ou página. Ele também concebeu um navegador básico e um software de servidor Web.
O início da Web como um serviço publicamente disponível na Internet aconteceu em 6 de agosto de 1991, quando Berners-Lee publicou o primeiro site da história. O site tratava do projeto World Wide Web, descrevendo a Web e como usá-la. Hospedado no CERN no computador NeXT de Berners-Lee, a URL do site era http://info.cern.ch (que permanece no ar).
Berners-Lee não tentou lucrar com sua invenção e rejeitou a proposta do CERN de patentear a tecnologia Web. Ele queria que a Web fosse aberta e livre para que pudesse se expandir e evoluir o mais rápido possível. "Se a tecnologia tivesse proprietário e estivesse sob meu total controle, provavelmente não teria decolado. Você não pode propor que algo seja um espaço universal e, ao mesmo tempo, manter o controle sobre ele", disse ele.