Em um comício em Jataí, Juscelino se compromete a construir uma nova capital

4 de Abril de 1955

Em um comício em Jataí, Juscelino se compromete a construir uma nova capital
4 de Abril de 1955, Em um comício em Jataí, Juscelino se compromete a construir uma nova capital

Um episódio ocorrido em 4 de abril de 1955 entrou para a história que envolve a construção de Brasília. Naquele dia, o então candidato à Presidência da República Juscelino Kubitschek fez um comício na cidade goiana de Jataí. Foi lá que ele teria se comprometido a construir a nova capital.

Por causa de uma forte chuva, o evento da campanha política precisou ser improvisado no barracão de uma oficina mecânica. O palanque usado por Juscelino foi a carroceria de um caminhão quebrado. Em seu discurso, Juscelino afirmou que cumpriria a Constituição Federal na íntegra caso fosse eleito.

Foi quando uma pergunta teria mudado o destino do país. Antônio Soares Neto, conhecido como Toniquinho da Farmácia, perguntou ao candidato se a capital do Brasil seria transferida do Rio de Janeiro para outra localidade.  O questionamento foi feito em alusão a um artigo da Constituição de 1946, que determinava a transferência da capital, mas não definia data para a conclusão dos trabalhos técnicos e início das obras.Juscelino disse que era uma pergunta difícil, que era complicado para um político aceitar aquele desafio, mas que aquele compromisso seria cumprido. "A pergunta era embaraçosa. Já possuía o meu Programa de Metas e, em nenhuma parte dele, existia qualquer referência àquele problema. Respondi, contudo, como me cabia fazê-lo na ocasião: ‘Acabo de prometer que cumprirei, na íntegra, a Constituição, e não vejo razão por que esse dispositivo seja ignorado. Se for eleito, construirei a nova capital e farei a mudança da sede do governo’. Essa afirmação provocou um delírio de aplausos", disse Juscelino anos depois.

Imagem: Projeto Memória/Reprodução