Nasce Maria Montessori, a mulher por trás do famoso método de ensino
31 de Agosto de 1870
A educadora, médica e pedagoga Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, na Itália. Considerada uma pioneira na educação, suas ideias influenciaram profundamente a forma como muitas pessoas enxergam o processo de aprendizagem das crianças. Ela ficou conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.
Desde muito jovem, Montessori manifestou amor pelos estudos, sendo atraída principalmente pela matemática e biologia. Contrariando as expectativas de seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora, a jovem matriculou-se na Universidade de Roma em 1890 para estudar física, matemática e ciências naturais, recebendo o diploma dois anos depois. Esses estudos lhe permitiram ingressar na Faculdade de Medicina, algo incomum para mulheres na época. Em 1896, ela se graduou como uma das primeiras médicas da Itália.
Depois de se formar, Montessori continuou suas pesquisas na clínica psiquiátrica da universidade. Em 1897 ela foi aceita como assistente voluntária na instituição. Nesse período, visitou asilos em Roma onde observou crianças com deficiência intelectual, experiência que foi fundamental para o seu futuro trabalho educativo. Em 1898, ela escreveu vários artigos sobre a necessidade da criação de classes e instituições especiais para crianças com dificuldades de aprendizagem.
Em 1901, Montessori iniciou seus estudos de filosofia educacional e antropologia. Cinco anos depois, ela foi convidada para supervisionar o cuidado e a educação de um grupo de filhos de pais trabalhadores num novo prédio de apartamentos para famílias de baixa renda no bairro de San Lorenzo, em Roma. Montessori estava interessada em aplicar seu trabalho e métodos a crianças sem deficiência intelectual e aceitou o emprego.
Com base em suas observações, Montessori implementou uma série de práticas que se tornaram marcas registradas de sua filosofia e método educacional. Ela substituiu a mobília pesada por mesas e cadeiras de tamanho infantil, leves o suficiente para as crianças se movimentarem, e colocou materiais de tamanho infantil em prateleiras baixas e acessíveis. Ela expandiu a gama de atividades práticas, para incluir uma ampla variedade de exercícios que valorizavam o cuidado do meio ambiente e de si mesmo, incluindo arranjos de flores, lavagem das mãos, ginástica, cuidado de animais de estimação e culinária.
Em 1909, Maria deu o seu primeiro curso de formação na sua nova abordagem a cerca de 100 alunos. Suas anotações desse período forneceram material para seu primeiro livro publicado naquele mesmo ano na Itália, aparecendo traduzido nos Estados Unidos em 1912 como O Método Montessori, e posteriormente traduzido para 20 idiomas. A partir daí, sociedades, programas de treinamento e escolas montessorianas surgiram em todo o mundo.
O método é caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Nele, é levado em consideração o desenvolvimento de cada aluno de forma individual.
Enquanto seu método se popularizava, Montessori passou a viajar pelo mundo dando palestras. No final de 1911, a educação montessoriana foi oficialmente adotada nas escolas públicas da Itália e da Suíça. Em 1912, escolas Montessori foram abertas em Paris e em muitas outras cidades da Europa Ocidental. Com o tempo, elas foram se expandindo para Argentina, Austrália, China, Índia, Japão, Coreia, México, Suíça, Síria, EUA e Nova Zelândia. Programas públicos em Londres, Joanesburgo, Roma e Estocolmo também adotaram o método nos seus sistemas escolares.
Em 1916, Montessori fixou residência em Barcelona, na Espanha. Nos 20 anos seguintes, ela viajou e deu palestras pela Europa e ministrou vários cursos de formação de professores. Nesse período, a educação montessoriana registrou um crescimento significativo na Espanha, Holanda, Reino Unido e Itália.
A ascensão do fascismo na Europa impactou o progresso do movimento Montessori. Em 1933, os nazistas fecharam todas as escolas Montessori na Alemanha, com Mussolini fazendo o mesmo na Itália. Fugindo da guerra civil espanhola em 1936, Maria viajou para Inglaterra e depois se estabeleceu na Holanda. Em 1939, o que era para ser uma viagem de palestras de três meses pela Índia transformou-se em uma estadia de sete anos no país.
Montessori voltou para a Holanda em 1946. Ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em três anos consecutivos: 1949, 1950 e 1951. A educadora morreu em 1952, aos 81 anos.