“Macarena” inicia seu reinado no topo das paradas americanas
3 de Agosto de 1996
Se as canções pop, como os furacões, fossem classificadas em uma escala objetiva, de acordo com sua capacidade em sacudir o panorama da cultura pop, então a música que alcançou o topo das paradas americanas em 3 de agosto de 1996 seria um monstro da Categoria 5. Ela fez sua primeira aterrissagem na Flórida como uma rumba cantada em espanhol aparentemente inofensiva, porém, nas mãos de uma dupla de produtores de Miami, ela logo foi vitaminada e transformada em “Macarena (Bayside Boys Mix)”, uma canção que arrasou toda a competição em uma corrida pelo primeiro lugar nas paradas, com início no dia 3 de agosto de 1996.
O grupo que leva crédito pela música que passou mais tempo na Billboard Hot 100 (60 semanas) que qualquer outra da história é o Los del Río, mas seu sucesso esmagador teve um longo percurso até chegar ao topo das paradas. Los del Río era o nome pelo qual dois espanhóis de classe média chamados Antonio Romero e Rafael Ruíz se apresentavam juntos desde 1962. Em 1992, quando participava de uma festa privada de personalidades importantes da política e cultura da Venezuela, em Caracas, Romero teve a inspiração de improvisar um verso em homenagem a uma dançarina de flamenco chamada Diana Patricia, depois de uma espetacular performance ao vivo. Dirigindo-se a ela pelo nome de “Magdalena” – em uma referência de conotação sexual à Maria Madalena –, Romero disse: “Dale a tu cuerpo alegría, Ma’dalena, que tu cuerpo e’ pa’ darle alegría y cosa’ buena”. Quando, posteriormente, eles gravaram uma música baseada nesse verso, os Los del Río mudaram o nome Magdalena para “Macarena”, o nome de um bairro da sua cidade de origem, Sevilha, mas o refrão manteve-se inalterado: “Dê alegria ao seu corpo, Macarena, que seu corpo é para dar alegria e coisas boas”.
A gravação original do Los del Río de “Macarena” foi um sucesso na América Latina e ganhou certa popularidade em festas menores na América do Norte, mas quanto um DJ chamado Jammin’ John Caride, da rádio Power 96-FM de Miami, pediu que “Macarena” entrasse na sua programação, os diretores da estação lhe disseram que sua política não era de tocar músicas cantadas exclusivamente em espanhol. Foi aí que entraram em cena os produtores Carols De Yarza e Mike Triay, que escreveram e gravaram versos em inglês para a voz feminina de “Macarena” e remixaram a faixa de modo que ela se adaptasse às pistas de dança. Em poucos dias, sua versão do single, então chamado “Macarena (Bayside Boys Mix)”, foi um enorme sucesso local.
Trinta e três semanas depois, com a ajuda da estação de rádio nova-iorquina WKTU, assim como de um clipe popular e uma dança tão fácil que qualquer um poderia fazê-la, “Macarena (Bayside Boys Mix)” atingiu o #1 da parada pop da Billboard em 3 de agosto de 1996.
Imagem: John Sherwell [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons