Morre Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja
26 de Novembro de 2018
Stephen Hillenburg, criador da popular série de animação Bob Esponja, morreu em 26 de novembro de 2018, aos 57 anos. Em março de 2017, o artista norte-americano havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença que causou a sua morte. O anúncio da morte foi feito apenas no dia seguinte.
Nascido em Oklahoma, mas criado na Califórnia, ele era fascinado pelo mar desde criança. Além de trabalhar com desenhos animados, Hillenburg era graduado em biologia marinha. Em 1989, largou a carreira como professor da disciplina para estudar artes em uma universidade.
No início dos anos 1990, começou a trabalhar na emissora Nickelodeon, especializada em animação. Em 1999, lançou seu grande sucesso, Bob Esponja Calça Quadrada. A série narra as aventuras e os empreendimentos do personagem-título e de seus diversos amigos na fictícia cidade subaquática chamada Fenda do Biquíni.
Bob Esponja é uma enérgica e otimista esponja do mar que vive em um abacaxi no fundo do mar com o caracol de estimação, Gary, que mia como um gato. Seu melhor amigo é Patrick Estrela, uma rosa, simpática e estúpida estrela do mar que mora debaixo de uma pedra. Lula Molusco é vizinho de Bob Esponja e seu "colega" de trabalho na lanchonete Siri Cascudo, de propriedade do Senhor Sirigueijo.
O desenho animado de Bob Esponja é a série de maior duração da Nickelodeon. O personagem também estrelou dois filmes de longa-metragem e um musical na Broadway. longa-metragem e um musical na Broadway.
Imagem: Nickelodeon/Reprodução