Morre Diego Maradona, uma das maiores lendas da história do futebol, aos 60 anos

25 de Novembro de 2020

Morre Diego Maradona, uma das maiores lendas da história do futebol, aos 60 anos
25 de Novembro de 2020, Morre Diego Maradona, uma das maiores lendas da história do futebol, aos 60 anos

O argentino Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. De acordo com o jornal Clarín, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na cidade de Tigre. O ídolo mundial havia passado por uma delicada cirurgia para drenar uma hemorragia do cérebro no início do mês.

Talentoso e polêmico na mesma medida, Maradona nasceu em Lanús, na Argentina, em 1960. Atuando como meia ou atacante, dentro de campo tinha como características sua inteligência, vontade, dribles e velocidade. Diego começou sua carreira no futebol profissional jogando no Argentinos Juniors. Depois, passou para o Boca Juniors e Newell’s Old Boys. Na Europa, jogou no FC Barcelona, no Napoli, onde fez história, e no Sevilla FC.

Para muitos, o auge de sua trajetória foi na Copa do Mundo de 1986, vencida pela Argentina. "El Pibe de Oro" foi apontado como o grande responsável pela conquista do título na Copa do México. Durante o Mundial, aconteceu um dos episódios mais folclóricos de sua carreira. Foi quando ele anotou o famoso gol da "Mão de Deus". A bola aparentemente havia batido na cabeça do argentino, mas, na realidade, ele a acertou com a sua mão esquerda, uma falta que o árbitro não viu. Quando questionado sobre o lance depois da partida, Maradona disse que o gol foi marcado "um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus".

Em 1990, com Maradona novamente na equipe, a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa da Itália e alcançou a final contra a Alemanha, mas acabou sendo derrotada. O craque fez a sua despedida da seleção de seu país de forma melancólica na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Ele foi flagrado no exame antidoping e acabou excluído da competição.

Na mesma medida em que alcançou o sucesso, Maradona também teve uma carreira cercada por controvérsias, a maior delas por causa do seu envolvimento com drogas, vício que o arruinou nos gramados e exigiu a luta pela reabilitação. Ele também é conhecido por suas declarações polêmicas contra os bastidores da FIFA e seus dirigentes, além de alfinetar Pelé e brigar com a imprensa.

Como treinador, esteve à frente da seleção da Argentina na Copa da África do Sul; do Al Wasl FC, dos Emirados Árabes; e seleção do Iraque, esta última a partir de 2013. Além disso foi técnico do Deportivo Mandiyú e do Racing Club. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão de Futebol do Boca Juniors e foi comentarista esportivo e apresentador de televisão.

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons