"Mão de Deus" ajuda Maradona
22 de Junho de 1986
Um dos mais marcantes momentos da história do futebol mundial aconteceu em um dia como este, no ano de 1986, quando o argentino Diego Maradona anotou o famoso gol da "Mão de Deus" na Copa do Mundo do México. A partida contra a Inglaterra foi vencida por 2 a 0 pela Argentina, que avançou às semifinais. Mais tarde, a equipe de Maradona iria celebrar o seu segundo título de Copa do Mundo. Além do âmbito esportivo, a jogo chamava a atenção também por seu teor político.
Argentina e Inglaterra ainda não haviam normalizado suas relações após a Guerra das Malvinas (ou Falkland). Em 1982, os dois países travaram um duelo bélico por conta deste território ocupado Inglaterra, mas que a Argentina julgava ser seu de direito também. Após dois meses de guerra, os argentinos se renderam no dia 14 de junho.
Em campo, a Argentina tinha um time mais talentoso do que o dos ingleses. O primeiro gol de Maradona ficou conhecido como "Mão de Deus" ou "Mano de Dios". A bola, aparentemente, havia batido na cabeça do argentino, mas, na realidade, ele a acertou com a sua mão esquerda, uma falta que o árbitro não viu. Quando questionado sobre o lance depois da partida, Maradona disse que o gol foi marcado "um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus". Cinco minutos depois da "Mão de Deus", o craque argentino marcou um gol que, em 2002, foi eleito como o maior da história das copas do mundo. Ele driblou cinco marcadores ingleses antes de anotar o segundo tento na partida.
Na final da Copa do Mundo, a Argentina derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 2 e conquistou a taça. Inglaterra e Argentina só voltaram a estabelecer relações diplomáticas em 1990. Em 2005, Maradona admitiu que marcou o gol com a mão em seu programa na TV, "La Noche Del Diez", dizendo algo como "Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão".
Imagem: via Wikimedia Commons