Nasce Charles Jones, animador de Looney Tunes

21 de Setembro de 1912

Nasce Charles Jones, animador de Looney Tunes
21 de Setembro de 1912, Nasce Charles Jones, animador de Looney Tunes

Charles Martin "Chuck" Jones nasceu no dia 21 de setembro de 1912 e faleceu no dia 22 de fevereiro de 2002. Foi um animador, caricaturista, escritor, produtor e diretor norte-americano. Seu trabalho mais importante foram os curta-metragens de Looney Tunes e Merrie Melodies do Estúdio de animação da Warner Brothers. Jones obteve um prêmio Oscar por seu curta-metragem The Dot and the Line (1965) e outro de honra por seu trabalho na indústria cinematográfica. Jones é considerado mundialmente por muitos como um mestre na caracterização e coordenação. Seus melhores trabalhos apresentam tal nível de refinamento em seus personagens que um simples movimento de sobrancelha pode ser cômico.

Da mesma forma que Walt Disney, Jones queria que a animação ganhasse o respeito que merecia das pessoas que trabalhavam na indústria do cinema, e sempre aceitou projetos especiais para demonstrá-lo, como What s Opera Doc, The Dot and the Line, e o filme político de 1944 Hell-Bent for Re-Election, dedicado à campanha eleitoral de Franklin D. Roosevelt. Os primeiros trabalhos de Jones se caracterizaram por serem ternos, especialmente aqueles onde aparecia o rato Sniffles.

Devido a um pedido do produtor Leon Schlesinger, Jones mudou seu estilo, e começou a fazer outro tipo de desenhos animados como Wackiki Wabbit e Hare Conditioned. Logo que Avery, Clampett e Schlesinger deixaram o estúdio, Jones reincorporou gradualmente elementos de seu antigo estilo com personagens como Marc Antony e Pussyfoot e o jovem Ralph Phillips.

Imagem:  via Wikimedia Commons