Nasce a jogadora de futebol Marta

Nasce a jogadora de futebol Marta
19 de Fevereiro de 1986, Nasce a jogadora de futebol Marta

Conhecida também como “Rainha do Futebol”, a jogadora Marta nascia em um dia como este, no ano de 1986. A atleta, definitivamente, já escreveu o seu nome na história do esporte ao ser eleita seis vezes a melhor futebolista do mundo (cinco de forma consecutiva), um recorde entre mulheres e homens. Ela também deixou a marca dos seus pés na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira mulher a realizar tal feito.

Nascida em Dois Riachos, no interior de Alagoas, Marta teve uma infância humilde.  O pai deixou a família quando ela tinha apenas um ano de idade. Desde então, ela e os três irmãos foram criados pela mãe. Ainda criança, ela começou a jogar futebol junto com o meninos.

Em uma época na qual mulheres que jogavam futebol eram vistas com estranheza, Marta superou preconceitos e se estabeleceu como atleta. Ela começou a jogar no juvenil do Centro Esportivo Alagoano (CSA), em 1999 e iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000 aos 14 anos.  Além do Vasco, Marta defendeu os times do Santa Cruz (MG), Santos; Umea e Tyresö FF (Suécia); Los Angeles Sol, FC Gold Pride e Western New York Flash (EUA).

Marta estreou na Seleção Brasileira em 2002 e marcou seu primeiro gol oficial no Sul-Americano de 2003, na vitória por 3×0 contra o Peru. Pela Seleção, ela acumula três medalhas de prata: nas olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008) e o vice-campeonato no Mundial de 2007, na China. Marta foi medalha de ouro pela seleção nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e no Rio (2007).

Desde 2015, Marta é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina) com 116 gols. No duelo entre Itália e Brasil, pela fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 marcou seu décimo sétimo gol, consagrando-se como a maior artilheira da competição e também a pessoa com o maior número de gols em Copas do Mundo (entre homens e mulheres).

Foto:  via Wikimedia Commons