Nasce Oscar Schmidt, o ?mão santa? do basquete brasileiro
No dia 16 de fevereiro de 1958 nascia, na cidade de Natal (RN), Oscar Daniel Bezerra, ex-jogador de basquete e ídolo do esporte brasileiro. Com 2,05 m de altura, Oscar, conhecido como ?mão santa", participou de cinco olimpíadas e é considerado um dos maiores jogadores da modalidade de todos os tempos, entre os que não atuaram na NBA.
Oscar também é o maior pontuador mundial de basquete, com 49.703 pontos. Este número, no entanto, não é oficial já que não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil. A conta foi feita após estudos com o seu biógrafo, o jornalista e escritor Odir Cunha, autor do livro "Oscar Schmidt, a história do maior ídolo do basquete brasileiro". Entre as conquistas de Oscar está a medalha de ouro do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987. No dia 23 de agosto, ele e o companheiro Marcel lideraram o time brasileiro na vitória contra a poderosa equipe dos Estados Unidos em uma virada histórica, com placar final de 120 x 115, na grande decisão. Foi a primeira que os Estados Unidos foram derrotadas em casa.
Fora sua brilhante passagem pela seleção brasileira, ele também foi um grande vencedor em todos os times que defendeu. Oscar começou sua carreira no Palmeiras, em 1974, e depois se transferiu para o Sírio, em 1978. A partir de 1982, atuou durante 11 temporadas na Itália, vestindo as camisas do Caserta e do Pavia neste período. Depois, foi para o espanhol Valhadolid. Em 1995, decidiu voltar para o Brasil, onde defendeu Corinthians, Bandeirantes (SP), Barueri (SP) e Flamengo. O rubro-negro foi seu último clube: em 2003, ele anunciou sua aposentadoria. Após deixar as quadras, Oscar atuou nos bastidores do basquete e, junto com outros atletas, montou uma liga independente de basquete.