Isabel Salgado, lenda do vôlei brasileiro, morre aos 62 anos
16 de Novembro de 2022
A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado morreu em 16 de novembro de 2022, aos 62 anos. Ela estava internada em um hospital em São Paulo, mas a causa da morte não foi divulgada oficialmente. A atleta foi uma das principais jogadoras de vôlei de quadra da seleção brasileira nos anos 1980, disputou dois Jogos Olímpicos e conquistou seis medalhas em Mundiais.
Nascida no Rio de Janeiro, Isabel começou cedo no vôlei, atuando como atacante desde os 11 anos de idade. Com apenas 12 anos de idade, foi estimulada a treinar em clube para se aprimorar na modalidade por Enio Figueiredo, futuramente seu técnico na Seleção Brasileira. A partir de 1973, ela passou a integrar a categoria de base da equipe do Flamengo.
Em 1976, Isabel foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Pelo Flamengo, conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro de Voleibol, nos anos de 1978 e 1980. Pela Seleção Brasileira principal, Isabel disputou duas edições de olimpíadas, a primeira nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e a outra nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Disputou campeonatos em mais de dez clubes brasileiros, atuando também em algumas temporadas no voleibol italiano e japonês. Isabel migrou para o vôlei de praia em 1992 e foi campeã mundial da etapa de Miami em dupla com Roseli, dois anos depois. Ela também foi treinadora de vôlei, tendo exercido esta função no Flamengo, nos anos de 1999 e 2000.
Três dos seis filhos de Isabel seguiram os seus passos e construíram carreira esportiva no vôlei de praia: Maria Clara, Carolina Solberg e Pedro Solberg. Após jogar por mais de três décadas, ser técnica na quadra e na praia, quando treinou as filhas, ela decidiu ajudar a gerir e supervisionar a carreira dos filhos no esporte. Recentemente ela havia sido incluída no grupo técnico de Esportes do gabinete de transição do governo Lula.