Maravilha da engenharia, Eurotúnel inicia serviços para passageiros

14 de Novembro de 1994

Maravilha da engenharia, Eurotúnel inicia serviços para passageiros
14 de Novembro de 1994, Maravilha da engenharia, Eurotúnel inicia serviços para passageiros

Considerado uma das maiores obras de engenharia do século XX, o Eurotúnel iniciava seu serviço de passageiros em um dia como este, no ano de 1994. A enorme obra foi construída sob o mar, o Canal da Mancha, ligando Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Trata-se do maior túnel submarino do mundo, com uma extensão total de 50,5 km (a maior parte deles sob o mar), que está a uma profundidade média de 40 metros.

No auge de sua construção, 15 mil funcionários trabalhavam na obra - oito morreram nos estágios iniciais. As escavações do túnel foram feitas ao mesmo tempo, tanto pelo lado francês como pelo inglês. O encontro dos túneis aconteceu 40 metros abaixo do mar, em 1 de dezembro de 1990. Os lados opostos das escavações se encontraram com poucos centímetros de desvio. A gigantesca obra superou em 80% do orçamento inicial, ao custo de 4.65 bilhões de libras esterlinas. Quinze empresas e cinco bancos do Reino Unido e França estavam envolvidos na construção.

Inaugurado oficialmente pela rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 4 de maio de 1994, a obra é composta por três túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. O túnel oferece serviço de trens de alta velocidade, o Eurostar, que viaja entre Londres e Paris (o percurso leva entre 2h15 e 2h30); transporte de carros, ônibus e vans dentro de grandes vagões; transporte de caminhões, levados em vagões abertos dentro do túnel; e transporte convencional de cargas.

Imagem:  from Wikimedia Commons