Maravilha da engenharia, Eurotúnel inicia serviços para passageiros
14 de Novembro de 1994
Considerado uma das maiores obras de engenharia do século XX, o Eurotúnel iniciava seu serviço de passageiros em um dia como este, no ano de 1994. A enorme obra foi construída sob o mar, o Canal da Mancha, ligando Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Trata-se do maior túnel submarino do mundo, com uma extensão total de 50,5 km (a maior parte deles sob o mar), que está a uma profundidade média de 40 metros.
No auge de sua construção, 15 mil funcionários trabalhavam na obra - oito morreram nos estágios iniciais. As escavações do túnel foram feitas ao mesmo tempo, tanto pelo lado francês como pelo inglês. O encontro dos túneis aconteceu 40 metros abaixo do mar, em 1 de dezembro de 1990. Os lados opostos das escavações se encontraram com poucos centímetros de desvio. A gigantesca obra superou em 80% do orçamento inicial, ao custo de 4.65 bilhões de libras esterlinas. Quinze empresas e cinco bancos do Reino Unido e França estavam envolvidos na construção.
Inaugurado oficialmente pela rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 4 de maio de 1994, a obra é composta por três túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. O túnel oferece serviço de trens de alta velocidade, o Eurostar, que viaja entre Londres e Paris (o percurso leva entre 2h15 e 2h30); transporte de carros, ônibus e vans dentro de grandes vagões; transporte de caminhões, levados em vagões abertos dentro do túnel; e transporte convencional de cargas.
Imagem: from Wikimedia Commons