Nasce Charles Sanders Peirce, filósofo que estabeleceu as bases da semiótica

10 de Setembro de 1839

Nasce Charles Sanders Peirce, filósofo que estabeleceu as bases da semiótica
10 de Setembro de 1839, Nasce Charles Sanders Peirce, filósofo que estabeleceu as bases da semiótica

Charles Sanders Peirce nasceu no dia 10 de setembro de 1839 e faleceu em 1914. Foi um filósofo e físico norte-americano que assentou as bases da semiótica. Era filho do eminente matemático Benjamin Peirce, professor da Universidade Harvard. Cursou estudos de Química nesta última universidade. Entre 1864 e 1884 deu aulas de lógica e filosofia de maneira intermitente nas universidades de Harvard e Johns Hopkins, mas nunca chegou a ocupar um cargo estável como professor. Em 1877 foi o primeiro delegado norte-americano no Congresso Internacional Geodésico. Depois de fundar com vários amigos o Clube Metafísico, publicou dois artigos que foram considerados a certidão de nascimento do pragmatismo filosófico: "A Fixação da Crença" e "Como Esclarecer Nossas Ideias" (1818).

A imensa maioria de seus trabalhos foram publicados após sua morte, entre eles os 9 volumes de seus Collected Papers (Escritos Reunidos, 1931-1938), que compilam mais de 100.000 páginas de resenhas e ensaios editados em revistas. Peirce é conhecido, sobretudo, por seu sistema filosófico, posteriormente chamado de pragmatismo. Segundo a sua filosofia, nenhum objeto ou conceito possui validade inerente ou tem importância. Sua transcendência encontra-se somente nos efeitos práticos resultantes de seu uso ou aplicação. Portanto, a verdade de uma ideia ou objeto pode ser medida mediante a pesquisa científica sobre a sua utilidade. O conceito foi ampliado pelos filósofos norte-americanos William James e John Dewey, e influenciou de maneira importante o moderno pensamento filosófico e sociológico.

Entre as obras de Peirce figuram Photometric Researches (Pesquisas fotométricas, 1878) e Studies in Logic (Estudos de lógica, 1883). Atribui-se a Peirce uma série de experimentos com pêndulos realizados em 1861 que contribuíram, em grande parte, para a determinação da densidade e forma da Terra, e também ao desenvolvimento de pesquisas sobre a dimensão das ondas de luz. Em 1867 interessou-se pelo sistema de lógica criado pelo matemático britânico George Boole, e trabalhou até 1885 sobre a ampliação e transformação da álgebra de Boole.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons