Ocorre a primeira cerimônia do Prêmio Nobel
10 de Dezembro de 1901
Em um dia como hoje, no ano de 1901, eram entregues os primeiros prêmios Nobel em uma cerimônia realizada em Estocolmo, na Suécia, nas áreas de física, química, medicina, literatura e paz. A celebração foi realizada cinco anos após a morte de Alfred Nobel, o inventor sueco da dinamite e outros explosivos. Em seu testamento, Nobel determinou que parte de sua grande fortuna fosse destinada a um fundo que seria "distribuído anualmente sob a forma de prêmios para aqueles que, durante o ano anterior, tivessem trabalhado em benefício da humanidade". Embora Nobel nunca houvesse fornecido nenhuma razão pública para a criação do prêmio, acredita-se que ele tenha feito isso como um arrependimento moral sobre os usos mortais de suas invenções.
Atualmente, o Prêmio Nobel é considerado um dos mais prestigiados do mundo em vários campos. Vencedores notáveis incluem Albert Einstein, Ernest Hemingway, Martin Luther King Jr., o Dalai Lama e Nelson Mandela. Vários líderes e organizações, por vezes, recebem o Prêmio Nobel da Paz, e vários pesquisadores muitas vezes compartilham os prêmios científicos para suas descobertas conjuntas.
Em 1968, o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas foi criado pelo banco nacional sueco, Sveriges Riksbank, e concedido pela primeira vez em 1969. A Real Academia Sueca de Ciências decide os prêmios de física, química e ciência econômica; o Instituto Sueco Médico-Cirúrgico Caroline da Suécia determina os prêmios de fisiologia ou medicina; a Academia Sueca escolhe o vencedor de literatura; e um comitê eleito pelo Parlamento norueguês elege o vencedor do prêmio da paz. A cerimônia ocorre anualmente, no dia 10 de dezembro, dia da morte de Alfred Nobel.
Imagem: via Wikimedia Commons