Morre Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de Os Trapalhões
O ator Roberto Guilherme morreu em 10 de novembro de 2022, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele ficou famoso por interpretar o Sargento Pincel no programa humorístico Os Trapalhões. O artista estava internado em uma clínica para tratar de um câncer.
Nascido em Corumbá (MT), Roberto exerceu diversas atividades antes de seguir a carreira artística. Ainda criança, trabalhou em uma loja de tamancos. Depois, aos 14 anos, chegou a jogar futebol profissionalmente no Vasco da Gama, quando já morava no Rio de Janeiro.
Aos 18 anos, Roberto se alistou no Exército, onde exerceu a função de paraquedista. Nessa época, ele continuou a jogar futebol, chegando a disputar jogos pela Seleção Brasileira Militar de Futebol. Durante seu tempo de Exército, ele também escreveu uma peça de teatro amador encenada no Olaria Atlético Clube. Quando um ator faltou, Guilherme acabou o substituindo e foi descoberto por um produtor, que o chamou para trabalhar na TV Rio.
No início dos anos 1960, Roberto trabalhou na TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão e, depois de um tempo, passou a integrar o elenco fixo de Os Adoráveis Trapalhões. O ator interpretou o Sargento Pincel pela primeira vez no programa Quartel do Barulho, da TV Record.
Na década de 70, Roberto passou a atuar em programas da TV Tupi. Em 1981, ele foi para a Globo, onde atuou em programas como Viva o Gordo e Balança Mais Não Cai. No ano seguinte, entrou para o elenco de Os Trapalhões, atração na qual trabalhou até 1995, interpretando o Sargento Pincel e outros personagens.
Após o fim de Os Trapalhões, Roberto Guilherme trabalhou em programas como Caça Talentos, A Turma do Didi, Zorra Total, todos da TV Globo, e Treme Treme (Multishow).