Nasce a apresentadora Ana Maria Braga, referência da TV brasileira
1 de Abril de 1949
A apresentadora Ana Maria Braga nasceu em 1° de abril de 1949, em São Joaquim da Barra (SP). Durante mais de 40 anos de carreira, ela se tornou referência em programas de entretenimento da televisão brasileira. Desde 1999 ela apresenta o Mais Você, uma das mais bem-sucedidas atrações da Rede Globo.
Filha do italiano Natale Giuseppe Maffeis e da brasileira Lourdes Braga, Ana Maria passou a infância e a adolescência estudando em internatos no interior de São Paulo. Na adolescência, disposta a fazer faculdade, começou a trabalhar para poder se formar bióloga pela Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto. Após se graduar, ela se mudou para a capital paulista com o objetivo de fazer especialização na área.
Para pagar os estudos em São Paulo, Ana Maria conseguiu um emprego na extinta TV Tupi. Durante os seis anos em que trabalhou na emissora, produziu e dirigiu programas, além de apresentar um telejornal. Entusiasmada com a nova atividade, ela cursou a faculdade de jornalismo. Com o fim da TV Tupi, Ana Maria trabalhou como assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.
Após dez anos longe da televisão, Ana Maria voltou a atuar na área em 1992. Por sete anos ela dirigiu, produziu e apresentou o programa Note e Anote, na Rede Record. Nessa época, ela criou algumas de suas marcas registradas, como usar luvas de modelos e cores diferentes e passar por debaixo da mesa do cenário da cozinha a cada vez que aprovava uma das receitas. Em um dos quadros do programa, foi apresentado o personagem Louro José, um fantoche de papagaio interpretado por Tom Veiga.
Apostando fortemente em culinária, inicialmente o programa ia ao ar entre 10h e 13h. Em 1996, a atração mudou para o horário das 13h às 18h, quando atingiu sua fase de maior sucesso. Foi quando a atração passou a disputar o primeiro lugar com a Rede Globo e se tornou o programa com maior número de anunciantes na televisão naquele ano.
Em 1999, Ana Maria foi para a Globo, onde passou a comandar o programa Mais Você, mesclando entretenimento e jornalismo. À frente da atração, além de participar de coberturas jornalísticas, ela entrevistou uma série de personalidades nacionais e internacionais.
Durante sua carreira, Ana Maria também compartilhou alguns de seus dramas pessoais com o público. Em 2001, ela anunciou que sofria de câncer no intestino e se afastou temporariamente do programa, que passou a exibir conteúdo gravado previamente. Quatro meses depois, ela voltou a gravar a atração, já curada e com os cabelos curtos, em consequência da quimioterapia. Em 2020, ela anunciou a descoberta de um outro câncer, dessa vez no pulmão. Em abril do mesmo ano, ela comunicou que estava curada da doença após um tratamento.